Já se perguntou como sua empresa pode aproveitar o Dia do Consumidor? Separamos 3 dicas matadoras para ajudar com isso!


Anna Jorge,
Digital Planner – Invente Comunicação

Com certeza você já foi impactado por algum anúncio do Dia do Consumidor em algum momento. Você sabe o que é essa data ou como ela se tornou tão essencial para algumas marcas?

Não se preocupe! Vamos resolver essas e outras dúvidas de uma vez por todas. Iremos contar um pouco mais sobre o que seria o Dia do Consumidor, como ele ganhou notoriedade e porque sua empresa deveria investir na data.

Além disso, você pode conferir algumas dicas para ter uma campanha matadora para impulsionar as vendas da sua marca. Tá esperando o que? Confira tudo isso agora!

O que é o Dia do Consumidor

Como comentamos, de uns anos pra cá, você já deve ter recebido alguma propaganda do Dia do Consumidor nas suas redes sociais, principalmente nas primeiras semanas de março. O que poucos sabem, no entanto, é que essa data é comemorada há mais de 40 anos!

Em 1962, o ex-presidente norte-americano, John F. Kennedy, realizou um discurso no Congresso americano que apresentava quatro direitos básicos para os consumidores. Eram eles: o direito à informação, à ser ouvido, à escolha e à segurança. Desde então, 15 de março ficou conhecido como o Dia do Consumidor.

Quase 20 anos depois, em 1985, a ONU reconheceu a comemoração e a tornou mundial. No entanto, no Brasil a data começou a ganhar relevância apenas em 2014. Inicialmente seu propósito era celebrar o Código de Defesa do Consumidor, porém não demorou muito para o mercado achar um novo significado.

A partir de 2017, o Dia do Consumidor no Brasil passou a não ter uma data fixa e ser conhecido por muitos como a Black Friday do primeiro semestre. Tal mudança aconteceu, principalmente, com o aumento da participação do e-commerce na economia nacional. As lojas virtuais estenderam suas promoções para a semana do consumidor e investiram em descontos agressivos, assim como acontece na maior data do comércio eletrônico.

Não demorou até que outras marcas pegassem gosto pela ideia. Uma semana de promoções, que ajudaria impulsionar suas vendas entre o Natal e o Dia das Mães, quem não iria gostar? Porém, essa data nem sempre é relevante para todos os negócios. 

Então, é muito importante que antes de decidir estrategicamente, você avalie os motivos, os pontos positivos e negativos dessa data para a sua marca.

Porque devo investir no Dia do Consumidor

Nem toda empresa consegue se beneficiar de uma estratégia de descontos. A pergunta que fica é: porque devo investir no dia do consumidor?

Essa data é uma ótima oportunidade se a sua marca quer: aumentar as vendas, girar o estoque, ou ainda, trabalhar o relacionamento com o cliente. 

A cultura do e-commerce transformou a celebração em uma semana de preços baixos. No entanto, diversas lojas usam essa oportunidade para oferecer brindes ou prêmios para os seguidores mais fiéis.

Para que você entenda o impacto desse dia no comércio, seguem alguns dados da pesquisa do Google em 2019:

  • 35% dos entrevistados acharam que as promoções estavam boas ou muito boas;
  • 65% dos compradores encontraram as promoções que estavam procurando;
  • 73% das pessoas que realizaram alguma compra, pesquisaram sobre o tema e sobre as ofertas pelo menos 1 semana antes;
  • Lojas online têm pelo menos 13 milhões de acesso a mais nesse período que no resto do ano.
  • 39% dos consumidores pretendem realizar compras em lojas físicas;
  • 50% das pessoas pesquisam ofertas no Google antes de tomar sua decisão;
  • 32% dos entrevistados pretendem comprar tanto no offline quanto no em lojas online;
  • 52% pretendem gastar mais de R$ 500 na data;
  • Para 46% dos compradores o preço será um fator determinante na busca, seguido da confiança na marca e do frete;
  • Os principais segmentos de busca são computadores, videogames e celulares.

Já deu para entender que o público está pronto para comprar e para receber qualquer oferta que sua marca possa oferecer. Agora basta saber: você sabe como vender no Dia do Consumidor?

Como impulsionar minhas vendas?

Uma vez que você tenha entendido que o Dia do Consumidor é uma data relevante para a sua empresa, é a hora de determinar como impactar o seu público.

1. Determine seu objetivo

Como já comentamos, existem 2 principais objetivos para realizar uma campanha como a Semana do Consumidor.

O primeiro é aumentar vendas e fazer com que o estoque gire. Esse é o momento ideal para poder renovar seus produtos com uma queima agressiva de itens parados. No varejo, é muito comum encontrar promoções de pelo menos 50% de desconto, como foi feito na própria Black Friday.

Já o segundo é criar um relacionamento mais próximo com seus clientes. Principalmente no segmento de serviços, é comum oferecer um brinde ou condição especial para uma base exclusiva de usuários fiéis.

Entenda qual é o momento da sua marca e defina o objetivo que faz mais sentido para você.

2. Divulgue e diversifique seus canais

Quando você definir qual é o objetivo da campanha é o momento de divulgá-la. O público pode estar o mais aquecido possível, mas se eles não forem informados da promoção, não irão comprar.

Invista em anúncios nas redes sociais, em propagandas no Google AdWords, mude a identidade visual do seu site. Esse é o momento para ser criativo e montar uma estratégia de divulgação unificada.

Outro ponto que auxilia na hora de apresentar sua promoção para o consumidor é diversificar os canais de venda. Se for o caso tenha condições diferentes para cada um, mas use todos os espaços possíveis para se apresentar ao seu cliente.

Quando tiver uma boa estratégia de divulgação é o momento de se preparar.

3. Garanta a experiência de compra

É muito comum que durante essas promoções as coisas fiquem caóticas e aconteçam falhas de comunicação com a equipe. Isso pode acontecer a todo instante, porém o importante é evitar que essa situação impacte na experiência do cliente.

Seja na loja física ou na virtual, essa promoção tem que ter em mente a satisfação do consumidor. O estoque de produtos deve ser o suficiente para o alto volume, o tempo de atendimento tem que ser satisfatório e sua equipe precisa estar treinada para se livrar de possíveis problemas.

De todas as datas comemorativas que podem dar algum mal-entendido com seu comprador, essa é de longe a pior de todas. Vale lembrar que o intuito inicial da celebração é o direito do consumidor. Todo cuidado é pouco.

Conclusão

Agora que você já sabe como criar uma campanha matadora para aproveitar o Dia do Consumidor. Além de saber um pouco mais sobre a importância dessa data para o calendário do comércio.

Na Invente Comunicação, oferecemos para os nossos clientes todo o suporte em datas comemorativas como essa. Passando do planejamento até a execução nas redes sociais e no ponto de venda, queremos ter certeza que cada marca terá o maior proveito da Semana do Consumidor. 

Venha conversar com a gente!