Novas redes sociais surgem ao redor do mundo a todo momento. Muitas delas nem chegam a ser conhecidas. Simplesmente morrem ou ficam restritas a uma única região. Porém, para toda regra existe uma exceção.


Anna Jorge,
Digital Planner – Invente Comunicação

O TikTok é um aplicativo chinês que conseguiu conquistar o mundo. Nesse momento é a quarta maior rede social e já chegou na marca de 1,5 bilhões de usuários mensais. Esses são apenas alguns dos números impressionantes dessa plataforma que promete inovar a maneira de produzir conteúdo.

Com o surgimento de uma nova mídia as empresas começam a se perguntar: como fazemos para entrar lá? Com isso em mente, a nossa equipe de Social Media montou um artigo completo. Vamos responder não apenas esse questionamento, mas também dar dicas de quais públicos você encontra e como sua empresa pode aproveitar o fenômeno TikTok.

O que é o TikTok

Para muitas pessoas o TikTok surgiu da noite para o dia. Muitos só o conheceram depois do isolamento social, mas o aplicativo chinês existe desde 2014. 

Inicialmente conhecido como Music.ly, seu objetivo era criar uma plataforma na qual usuários poderiam divulgar seus vídeos de lipsync. Após seu sucesso com o público mais jovem, o app chamou atenção da gigante Bytedance, a startup mais valiosa do mundo. Em 2018, é realizada a venda do Music.ly para a empresa de tecnologia chinesa e o TikTok nasce como conhecemos hoje, um aplicativo para divulgação de vídeos engraçados com até 15 segundos.

De lá pra cá, essa rede social tem registrado números impressionantes. Em poucos meses, ela superou o Instagram e o Snapchat em downloads e a cada mês conquista novos usuários. Além do registro de USD$ 50 milhões de dólares em compras na plataforma.

Com esses resultados, você deve estar se perguntando por que não tem mais empresas investindo no TikTok e como você faz para colocar seu produto lá agora mesmo, não é? Vamos com calma, pois existem algumas perguntas que devem ser feitas antes de tomar essa decisão.

Vale a pena investir no TikTok?

Como vimos o TikTok é a rede social dos números extravagantes. Bilhões de usuário mensais, alto potencial de vendas, milhões de downloads nas lojas online. Muitos quando veem esses resultados se perguntam por que continuar investindo em outras redes, quando achamos uma mina de ouro.

Para responder isso, é importante fazer outra pergunta: vale a pena a sua empresa estar apenas no TikTok?

O público que encontramos nessa plataforma é altamente segmentado. Estamos falando de jovens que sabem exatamente o que querem, que tem sua própria linguagem e que não são facilmente manipuláveis. A Geração Z se encontra em peso dentro dessa rede social e antes de começar investir é muito importante entender se o seu produto ou serviço foi feito para eles.

Como muitos sabem, a Geração Z são os adolescentes e jovens adultos de agora. Aqueles que já cresceram com um tablet na mão e com quem muitas empresas ainda não encontraram uma maneira efetiva de se comunicar. O TikTok oferece uma abertura para esse diálogo, mas, assim como em outras plataformas, é preciso pensar em como passar a sua mensagem.

O TikTok é o aplicativo dos memes, dos vídeos engraçados, dos conteúdos virais, que pode ser um grande aliado para a sua comunicação. Porém, apenas se a sua empresa estiver disposta a adotar essa linguagem e fazer bem feito.

Conclusão

Fica óbvio para qualquer um que o TikTok é um fenômeno que vale a pena ser acompanhado de perto. No entanto, é preciso ter cuidado com a maneira de se abordar o público lá dentro. Diferente de outras redes sociais, nas quais você encontra de tudo um pouco, a Geração Z domina a plataforma e sabe exatamente o que está procurando lá dentro.

A criatividade das empresas é colocada a prova nesse novo aplicativo e a gente pode te ajudar com isso! Na Invente sempre estamos acompanhando as tendências e novidades do mercado, para garantir que nossos clientes estão aproveitando todas as oportunidades. Venha conversar com a gente!