Você sabe por que a Starbucks pode cobrar um valor agregado em seus produtos, que muitas vezes um negócio local do mesmo segmento não pode?


Dayane Andrade,
Redatora

A resposta é fácil: Branding.

Branding nada mais é do que a construção da imagem que você quer passar para seus clientes. É um plano estratégico para encantar, conectar e vender muito mais.

É isso que faz com que qualquer produto ganhe uma percepção de valor muito maior ao carregar uma marca ou um nome bem construído.

Pequenas empresas precisam de branding?

Sim, o Branding é essencial para todas as empresas, principalmente as pequenas.

Pois é através dele que seu negócio ganhará reconhecimento, boa reputação e se tornará o número um na cabeça das pessoas.

Essa é a maneira de fidelizar clientes, e fidelização é o objetivo de toda marca.

Então, como eu posso gerar essa fidelização?

Um dos principais objetivos do Branding é gerar encantamento. “Mas como eu faço isso?” você deve estar se perguntando.

Encantar é surpreender, gerar emoções positivas em seu público, de forma que aquele sentimento se torne um pensamento e gere uma ação, em nosso caso, a ação de comprar seu produto e se conectar com sua marca.

A trilha percorrida por seu potencial comprador será:

EMOÇÃO → ENCANTAMENTO → DOPAMINA → INTERESSE → VÍNCULO → MEMÓRIA → VENDA → FIDELIZAÇÃO

Mas tudo isso precisa ser pensado estrategicamente para mostrar a imagem e posicionamento corretos. E hoje, mais do que nunca, a porta de entrada de qualquer negócio, seja físico ou digital, são as redes sociais. Seu feed tem um enorme poder de comunicar e desenvolver sua marca. Ele é seu cartão de visitas e sua principal ferramenta de Branding.

Dicas práticas para gerar conexão com sua marca

Conheça seu público: você só se conecta com o que conhece e as pessoas se relacionam mais com quem demonstra interesse nelas.

Alinhe sua comunicação: após conhecer seu público, use as dores, dúvidas e desejos dele como um guia para seus conteúdos, isso gera magnetismo.

Seja constante: de nada adianta gerar encantamento e sumir por 1 mês, Branding é uma construção e requer constância.

Agregue valor: esteja sempre ensinando algo útil, levando seu público de um ponto A até um ponto B, para gerar retenção e autoridade.

Mostre o valor (não o preço) do seu produto ou serviço: apresente os benefícios e provas sociais de que seu método é eficaz para solucionar as dores e necessidades do seu cliente.

Faça uma boa oferta: é nesse momento que seu cliente, após várias doses de encantamento, sentirá a necessidade de ter o que você oferece. Com um público bem trabalhado e uma marca bem estabelecida, chegou a hora de fazer uma oferta matadora. Pronto, você irá vender como nunca antes!

A construção de uma marca é um processo que requer estratégia e disposição, mas que quando bem feita, gerará resultados extraordinários.

Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de mais dicas sobre marketing e vendas, entre em contato conosco, será um prazer te ajudar. ✨🚀