E se engana quem pensa que ele é responsável apenas por criar o projeto. O design também engloba todo o planejamento.
Por ser uma área extremamente ampla, ele possui subcategorias, como o design gráfico, de produtos, de ambientes, de moda etc. E não para por aí. O design gráfico, por exemplo, ainda pode ser dividido em animação, embalagens, interfaces, editorial e web. Ufa! Mas para que exatamente ele serve?
O design busca a melhor solução para um problema. No caso do design gráfico, estamos falando de soluções visuais. Por exemplo, se o seu produto não está sendo escolhido pelos consumidores nas gôndolas, talvez ele precise de um novo projeto gráfico que o torne mais atrativo aos olhos do cliente ou que mostre melhor os seus benefícios.
Tipografias, ilustrações, identidade visual, embalagens, materiais impressos, peças digitais, site, entre outros. A escolha certa de cada item pode aumentar o apelo visual dos seus materiais, tornar clara e objetiva a comunicação com o seu cliente, aumentar o engajamento dos seus seguidores e influenciar a tomada de decisão do seu público final, permitindo alavancar o seu negócio rapidamente. Mais do que aparência, o design é responsável por determinar a funcionalidade do projeto, sempre pensando na experiência do usuário.