4 dicas para não perder clientes durante a crise

não perder clientes na crise

O Coronavírus pegou todo mundo de surpresa e por conta disso nem todas as empresas estavam prontas para o impacto. Foram mais de 600 mil micros e pequenas empresas que fecharam as portas em abril, de acordo com estudo realizado pelo Sebrae em março de 2020. Essa mesma pesquisa apontou que mais de 9 milhões de pessoas perderam seus empregos como consequência.


Anna Jorge,
Digital Planner – Invente Comunicação

A realidade de muita gente mudou e as empresas que conseguiram sobreviver a esse primeiro choque têm um grande desafio pela frente: se manterem abertas. Quais estratégias podem ser adotadas em um momento tão caótico para que a curva de fechamento de negócios também se achate?

Garantir a estabilidade do negócio nunca foi tão importante. As pessoas continuam comprando e manter os clientes fiéis a sua marca é uma das maneiras de manter a renda do seu negócio. Pensando nisso, nossa equipe reuniu 4 dicas matadoras de como não perder mais clientes nessa crise. Confira agora!

  1. Pense novas soluções

O Coronavírus forçou as pessoas a adotarem o isolamento social como uma medida de segurança da sua saúde. Por isso, alguns segmentos acabaram sendo mais afetados que outros na hora de vender.

Serviços e produtos que dependiam do turismo, por exemplo, tiveram uma queda de 84% no seu faturamento com o começo da crise, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Enquanto isso, as empresas que comercializam móveis para escritório estão vivendo um dos seus melhores momentos, com o aumento do Home Office e da procura por móveis melhores.

Por isso, agora é a hora das marcas revisarem seu plano de negócio e se renovarem. Entenderem o que ainda faz sentido manter no seu portfólio e o que não deve mais fazer parte.

Além disso, é importante fazer adaptações no modelo de venda. O comércio online nunca foi tão popular e se o seu produto não se encaixa nele, talvez seja o momento de repensar.

  1. Traga novos consumidores

Assim como as empresas, a crise também está afetando as pessoas. Como comentamos, foram mais de 9 milhões de desempregados de uma hora para a outra. Com isso, as compras mais “extravagantes” foram deixadas naquele famoso canto do “depois a gente faz”.

No entanto, apesar do cenário muito pessimista as pessoas continuam comprando. A ABComm registrou um aumento de 84% no número de pedidos feitos nas lojas online em abril de 2020. E algo que incentiva o consumidor a comprar são produtos mais acessíveis.

Aqui não estamos falando exclusivamente de ações de desconto, por mais que essas podem ser muito atrativas. Porém, vale pensar em outras maneiras de tornar sua mercadoria mais acessível ao maior número de pessoas possível.

Alguns exemplos são: combos de produtos, frete grátis, cupons de desconto em uma loja parceira, clubes de assinatura, cupons para utilizar após a quarentena, e por aí vai. Reúna sua equipe e veja quais outras ideias podem surgir para o seu negócio.

Só não esqueça que tão importante quanto conquistar um novo público com condições acessíveis, é valorizar quem já está com você.

  1. Valorize quem está com você

Aproveite que você irá reunir sua equipe para pensar sobre novas maneiras de aumentar suas vendas, e encontrem uma maneira de fidelizar sua base de clientes. Essas pessoas já compraram da sua marca em algum momento, por isso você não precisa investir novamente para conquistá-las.

Valorize quem já está com você. Crie ofertas especiais, envie promoções exclusivas, ou até disponibilize descontos maiores, mas pense em algo que se aplique apenas para quem já realizou alguma compra na sua loja.

O consumidor gosta de se sentir especial e ver que aquela compra anterior trouxe benefícios. Dessa forma não apenas ele se torna uma possibilidade de re-compra, como pode influenciá-lo na divulgação orgânica da sua marca.

E quem melhor para promover sua empresa, do que seu cliente satisfeito?

  1. Conte para as pessoas

Você já aprendeu que esse é o momento para rever seu portfólio, de encontrar novas estratégias de preço e de fidelizar seu público-alvo. Porém, ainda falta uma coisa. De nada vai adiantar você re-inventar toda a sua empresa se ninguém ficar sabendo.

O consumo de mídia também mudou e está na hora do seu marketing se adaptar a isso. Os meios digitais nunca foram tão importantes para a comunicação com o seu público. Como as pessoas não podem sair nas ruas, acabam passando boa parte do seu tempo na internet e aí que sua marca deve estar.

O investimento em marketing nos meios digitais não precisa ser gigantesco para que você tenha algum resultado. No entanto, não investir pode trazer problemas desnecessários.

Não tenha medo de arriscar

Agora que você sabe o que fazer para não perder mais clientes durante a crise, é importante colocar em prática. Esse período de crise é um momento de renovação. As empresas que continuam se recusando a inovar e a aceitar essa nova realidade, só vão ficando para trás.

Não permita que a sua marca seja uma dessas. Mude um pouco e não tenha medo de arriscar. É isso que o mercado pede e é nisso que nós podemos te ajudar.

Confira agora 5 razões pelas quais sua empresa precisa continuar investindo em marketing durante a crise!


Facebook
Twitter
LinkedIn

Receba a news da Invente e fique por dentro de todas as novidades!

Shopping Basket